segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Saiba escolher

A vida é um tecido de escolhas. A qualidade deste tecido depende da qualidade das escolhas feitas. Assim é para a vida de cada um, para a vida das instituições, para a vida da sociedade.
Não é fácil. É também arriscado. Guarda segredos e requer sabedoria. Uma sabedoria que permita ponderações adequadas, indicações devidas e posições conseqüentes. Não tem outro jeito. As escolhas tecem a vida, seus rumos, e geram suas conseqüências. O motor da vida está nas escolhas de cada dia, de cada momento.
Se fosse possível parar de fazer escolhas, pararia a vida. Não é romantismo. É um processo de muitas conseqüências. A liberdade de escolher guarda riscos. É uma aposta. É uma aposta que exige responsabilidade cidadã e a iluminação de valores consistentes. Não se pode escolher de qualquer maneira. É preciso pensar, escutar, refletir. O desdobramento deste processo faz brotar a sabedoria. Não se pode escolher nada, em nenhuma circunstância, precipitadamente.
A história já tomou rumos amargos em razão de escolhas inadequadas. Muitos perderam oportunidades de ouro porque escolheram de modo errado. Por isso, escolher supõe reflexão e discernimento. Discernimento a ser feito à luz de valores e de elementos consideráveis para se alcançar uma nova resposta, abrir um novo horizonte, consolidar perspectivas e conquistas. Toda escolha põe em jogo a vida, em maior ou menor proporção.
É uma tremenda responsabilidade.
Assim como é tremenda a responsabilidade ao não escolher, colocando-se fora dos processos de escolha, por qualquer que seja a razão. É preciso escolher mas, é importante escolher bem. Escolher bem para garantir o bem de todos. Em cada escolha individual, e particularmente nas escolhas que envolvem a comunidade e a sociedade, em cada escolha pesa uma enorme responsabilidade, porque está em jogo o bem de muitos, de todos, a vida, dom com valores inegociáveis.
- Dom Walmor - arcebispo de Belo Horizonte -
Y
Tenha uma semana abençoada!
YYY

5 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! O post de hoje é completamente diferente de tudo que já bloguei... Tenho uma matéria sobre o olfato e a aromaterapia! Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!

Luciana disse...

Não sou religiosa, mas adorei seu blog e seus posts.
Com certeza volarei mais vezes!
Abraços!

Tetê Guimarães disse...

Oi, querida! Passando prá agradecer a visita e avisar que já atualizei! Bjks e bom final de semana!

Marizza Semeadora disse...

Oi Anjinho de Deus! Joguei na pesquisa "blogs católicos" e cheguei aqui! Estou de boca aberta! Que blog lindo! Como você é caprichosa! Eu estou começando... Um blog bem simples, mas ficarei feliz se receber a sua visita e você me aceitar como amiga! Te ofereço o "prêmio Semeador" Paz e Bem!