segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Saiba escolher

A vida é um tecido de escolhas. A qualidade deste tecido depende da qualidade das escolhas feitas. Assim é para a vida de cada um, para a vida das instituições, para a vida da sociedade.
Não é fácil. É também arriscado. Guarda segredos e requer sabedoria. Uma sabedoria que permita ponderações adequadas, indicações devidas e posições conseqüentes. Não tem outro jeito. As escolhas tecem a vida, seus rumos, e geram suas conseqüências. O motor da vida está nas escolhas de cada dia, de cada momento.
Se fosse possível parar de fazer escolhas, pararia a vida. Não é romantismo. É um processo de muitas conseqüências. A liberdade de escolher guarda riscos. É uma aposta. É uma aposta que exige responsabilidade cidadã e a iluminação de valores consistentes. Não se pode escolher de qualquer maneira. É preciso pensar, escutar, refletir. O desdobramento deste processo faz brotar a sabedoria. Não se pode escolher nada, em nenhuma circunstância, precipitadamente.
A história já tomou rumos amargos em razão de escolhas inadequadas. Muitos perderam oportunidades de ouro porque escolheram de modo errado. Por isso, escolher supõe reflexão e discernimento. Discernimento a ser feito à luz de valores e de elementos consideráveis para se alcançar uma nova resposta, abrir um novo horizonte, consolidar perspectivas e conquistas. Toda escolha põe em jogo a vida, em maior ou menor proporção.
É uma tremenda responsabilidade.
Assim como é tremenda a responsabilidade ao não escolher, colocando-se fora dos processos de escolha, por qualquer que seja a razão. É preciso escolher mas, é importante escolher bem. Escolher bem para garantir o bem de todos. Em cada escolha individual, e particularmente nas escolhas que envolvem a comunidade e a sociedade, em cada escolha pesa uma enorme responsabilidade, porque está em jogo o bem de muitos, de todos, a vida, dom com valores inegociáveis.
- Dom Walmor - arcebispo de Belo Horizonte -
Y
Tenha uma semana abençoada!
YYY

7 comentários:

Anjo das Frases disse...

Oi querida: passando para agradecer a visita e avisar que já atualizei! Seu post está caprichado, heim! Beijuxs...

Samantha: disse...

A Paz do Senhor e o Amor de Maria! Tudo bem? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha!

Brisa da Manhã disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! O post de hoje é completamente diferente de tudo que já bloguei... Tenho uma matéria sobre o olfato e a aromaterapia! Passa para ler sobre o assunto! Beijos azuis!

Luciana disse...

Não sou religiosa, mas adorei seu blog e seus posts.
Com certeza volarei mais vezes!
Abraços!

Tetê disse...

Oi, querida! Passando prá agradecer a visita e avisar que já atualizei! Bjks e bom final de semana!

Semeadora disse...

Oi Anjinho de Deus! Joguei na pesquisa "blogs católicos" e cheguei aqui! Estou de boca aberta! Que blog lindo! Como você é caprichosa! Eu estou começando... Um blog bem simples, mas ficarei feliz se receber a sua visita e você me aceitar como amiga! Te ofereço o "prêmio Semeador" Paz e Bem!