segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A balança da qualidade

Quando eu era menino eu vivia brigando com meus companheiros de brinquedos. E voltava para casa lamuriando e queixando-me deles. Isto ocorria mais com Beto, o meu melhor amigo.
Um dia, quando corri para casa e procurei mamãe para queixar-me do Beto ela me ouviu e disse o seguinte:
Vai buscar a sua balança e os blocos. Mas, o que tem isso a ver com Beto? Você verá... Vamos fazer uma brincadeira".
Obedeci e trouxe a balança e os blocos. Então ela disse: Primeiro vamos colocar neste prato da balança um bloco para representar cada defeito do Beto. Conte-me quais são.
Fui relacionando-os e certo número de blocos foi empilhando daquele lado. Você não tem nada mais a dizer?
Eu não tinha e ela propôs: Então você vai, agora enumerar as qualidades dele. Cada uma delas será um bloco no outro prato da balança. Eu hesitei, porém ela me animou dizendo: Ele não deixa você andar em sua bicicleta? Não reparte o seu doce com você? Concordei e passei a mencionar o que havia de bom no caráter de meu amiguinho. Ela foi colocando os blocos do outro lado. De repente eu percebi que a balança oscilava. Mas vieram outros e outros blocos em favor do Beto. Dei uma risada e mamãe observou:
Você gosta do Beto e ficou alegre por verificar que as sua boas qualidades ultrapassam os seus defeitos. Isso sempre acontece, conforme você mesmo vai verificar ao longo de sua vida.
Y Y Y
Através dos anos aquele pequeno incidente de pesagem tem exercido importante influência sobre meus julgamentos. Antes de criticar uma pessoa, lembro-me daquela balança e comparo seus pontos bons com os maus.
E, felizmente, quase sempre há uma vantagem compensadora, o que fortalece em muito a minha confiança no gênero humano.
Y Y Y
Tenha uma semana abençoada!
Y Y Y

6 comentários:

Brisa da Manhã disse...

Querida, obrigada pela visita! É sempre muito bom vir aqui ler seus posts! Deus te abençoe! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Anjo das Frases disse...

Obrigada pela visita! Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Acabo de atualizar! Passa lá! Beijos

Samantha: disse...

A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Uma reflexão sem igual essa de hoje! Obrigada pela visita! Deus te abençoe e te guarde!

Zéza disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! O HIV pode estar entre nós já à 1 século... Será que os estudos estão certos? Passa para ler sobre esse assunto! Beijos azuis!

Tetê disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Amanhã é Dia da Natureza e dos Animais. Tenho uma proposta de ação no final do meu post de hoje! Bom final de semana!

Alice disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Hoje postei uma história muito bonita! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!