sexta-feira, 16 de maio de 2008

Os três filtros



Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:
- Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?
- Espera um minuto - respondeu Sócrates - Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo".
- Filtro Triplo?
- Sim - continuou Sócrates - Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa idéia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo.
Y

- O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?
- Não - disse o homem - o que acontece é que eu ouvi dizer que...
- Então - diz Sócrates - não sabes se é verdade.
Y

- Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE... O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM?
- Não, muito pelo contrário...
- Então - continuou Sócrates
- Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro.
Y
Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro.
- O último filtro é UTILIDADE... O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?
- Não, acho que não...
- Bem - concluiu Sócrates - se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?
YYY
Usemos o Triplo Filtro na nossa vida diária, cada vez que formos falar sobre alguém.
YYYYYYYYYY

6 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Não posso mentir para um anjinho, né? Confesso que nem sempre me lembro de usar os três filtros(ou as três peneiras - uma outra versão desse texto) mas estou sempre me policiando! Lindo anjinho, repasso para você o prêmio Blog de Ouro! Bom final de semana! Beijos suaves da Brisa da Manhã.

Zéza disse...

Lindo anjinho da nuvem azul: eu me esforço muito para usar os filtros de palavras, mas às vezes, um fica sem uso... Você gosta de cinema? Hoje bloguei os lançamentos do final de semana! Bom fim de semana! Beijos azuis da Vó Zezinha

Diniz Atelier disse...

Oieeeeeeeee tudo na paz? Passei pra te visitar e te convidar pra um café da manhã no meu blog terça, 20/05 ok? Conto com a sua presença. Vc é muito especial. Beijos docinhos pra vc e uma abençoada semana em nome do Senhor nosso Deus.

Frida disse...

Oi, meu blog é novo. Acabo de fazer a primeira postagem. O seu é muito legal! Se quiser conhecer o meu, fique à vontade prá, se quiser, pegar meu award! Abreijos

Tia Rose® disse...

Oie tudo bem? Como foi seu feriado? Passei pra fazer uma visitinha. Deus te abençoe e muita paz nesse dia. Beijos docinhos.

Unknown disse...

Oi. Ouvi essa mensagem ontem, no Programa Direção Espiritual, na Canção Nova, Com o Pe. Fabio de Melo. Gostei muito e realmente nos leva a questionar sobre nossos atos e palavras. Ás vezes nos preocupamos demais com a vida dos outros, ouvindo aqui, falando ali. Penso que devemos viver em harmonia e assim, viveremos melhor.