sexta-feira, 29 de junho de 2012

Os três filtros

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse: "Sócrates, sabe o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?" "Espera um minuto" - respondeu Sócrates - "Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o "Teste do Filtro Triplo"". "Filtro Triplo?" "Sim" - continuou Sócrates - "Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa idéia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo".

"O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro"? "Não" - disse o homem - "o que acontece é que eu ouvi dizer que"... "Então" - diz Sócrates - "não sabes se é verdade".

"Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE... O que me vais dizer sobre o meu amigo é BOM?" "Não, muito pelo contrário"... "Então" - continuou Sócrates "Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro".

"Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE... O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?" "Não, acho que não"... "Bem" - concluiu Sócrates - "se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?"

Usemos o Triplo Filtro na nossa vida diária, cada vez que formos falar sobre alguém.
- desconheço o autor -

Um abençoado final de semana!

5 comentários:

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! Aquilo que você semear, isso também colherá, portanto, semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

Tetê Guimarães disse...

Obrigada pela visita ao Um Pouco de Tudo! Você sabe o que é uma pessoa "sine cera"? Vale a pena conferir no post de hoje! Beijos e bom final de semana! TC

Tetê Guimarães disse...

Oi Mabel! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita! Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!

Anpara disse...

Olá! Passando para agradecer a visita ao Maktub! Muito bom o post!Saúde e Paz. O resto a gente corre atrás! Bjs Ana Paula