segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O perigo das riquezas

O jovem quer a paz e a felicidade que nenhum dinheiro pode comprar. Por isso, desde a primeira palavra já se indica o que será colocado em questão: o bom, a bondade e a felicidade. Ou ainda, o que pode nos trazer esperança e satisfação ao nosso desejo de felicidade e de segurança.
- Evangelho segundo São Mateus 19:16-22 -
Jesus e o jovem rico
Y
O jovem se dirige ao Senhor, “bom Mestre” e depois “foi embora muito triste, porque possuía muitos bens”. A resposta de Jesus o surpreende: “Ninguém é bom, só Deus é bom”, o que parece não corresponder ao que ele estava procurando.
O jovem rico imagina tudo em termos de ter: seus bens terrenos, o bem que dá acesso ao céu e se ele chama Jesus de “bom Mestre” é porque espera ganhar através dele a glória eterna. Como de costume, Cristo procura elevar este desejo muito natural às perspectivas sobrenaturais que são as da fé: o Bom, o Bem, a Felicidade, o Céu se identificam com Deus, pois todos estes nomes, que a filosofia qualifica de “Transcendentais”, como o Verdadeiro e o Belo, designam qualidades inerentes ao Ser. Há identidade entre Deus que se nomeia “Eu sou” e a Verdade, a Bondade e a Beleza.
A insistência de Jesus é sobre “só Deus”, como dizendo “uma só coisa te falta”, sublinhando a oposição entre o Bem, único, que traz Felicidade eterna do céu, e a multiplicidade insuficiente das riquezas. Em que o jovem colocava toda sua segurança? No que ele possuía ? Eis que Jesus mostra que ela só pode ser encontrada em Deus, seu verdadeiro tesouro. Onde está o teu coração? Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração. Ele se encontra diante da séria decisão entre Deus e as riquezas materiais, lembrando-nos a parábola da pérola pela qual se sacrifica todo o resto.
"Somente Deus pode satisfazer o desejo mais profundo de nosso coração. Quando se experimenta a bondade do Pai celestial, “testemunhada pelo próprio Verbo, escreve Clemente de Alexandria (215), somos atraídos a Ele e prontos a nos abandonarmos em suas mãos".
Y
Senhor,
nossos corações foram atraídos por vós
e vós nos abristes os tesouros do céu.
Que possamos dar-nos totalmente a vós,
doando-nos generosamente
aos nossos irmãos e irmãs!
YYY

7 comentários:

Alexandra disse...

Olá! Espero que tenha tido um final de semana maravilhoso! O meu foi super 10! Estou passando prá agradecer a visita, dizer que seu post está muito bom(preciso mesmo refletir sobre isso... sou uma filha muito ingrata!) e desejar uma semana de muita alegria!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Em meio a esta confusão que é a internet, é prazeroso quando encontramos algo edificante! Um abraço!

Tetê Guimarães disse...

A cada post seu me surpreendo... a gente sempre sai daqui sabendo um pouco mais! Parabéns! Obrigada pela visita! Que sua semana esteja sendo maravilhosa! Beijos suaves da Brisa da Manhã

Samantha: disse...

Olá, querida! A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Hoje consegui um tempinho para atualizar! O estágio é ótimo! Estou exausta... treinamento puxado... Mas estou feliz! Essa é uma das passagens dos evangelhos que eu mais gosto!Espero a sua visita! Beijos

Zéza disse...

Oi minha netinha...Obrigada pela visita! Se você usa alisante no cabelo deve ler o meu post dessa semana! Beijos azuis!

Tetê Guimarães disse...

Oi querida! Vim agradecer a sua visita e avisar que já atualizei! Vamos preservar o pedaço do oceano que nos cabe? Bjks e bom final de semana!

Frida disse...

Um post sensacional! Seu blog está muito bom, sabia? Obrigada pela visita! Hoje postei uma história que nos mostra que devemos confiar cegamente nos Planos de Deus! Tenha um final de semana abençoado! Paz, saúde e que Deus nos ajude! Beijos cor de rosa!