sexta-feira, 22 de julho de 2011

A verdadeira felicidade

Um fósforo, um chocolate, uma xícara de café e um jornal... Estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que a gente conhece...

Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel... Avistou um letreiro, parou e entrou! Na recepção, uma moça o cumprimentou amavelmente. Em poucos minutos, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado.
No quarto, uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! O homem que queria um quarto apenas para passar a noite, achou que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar. A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, até então. Quando retornou para o quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Surpresa! Alguém havia se antecipado e, quando entrou, o fogo já ardia na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e um chocolate sobre cada um. Que noite agradável aquela!

Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Era uma cafeteira, ligada automaticamente por um timer, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: "Sua marca predileta de café. Bom apetite!" Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar, o garçon perguntou qual a sua marca preferida!
Em seguida, ouviu um toque na porta. Ao abrir, encontrou o jornal de todos os dias... Como eles adivinharam? Lembrou que a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.
O cliente deixou o hotel encantando, feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, um chocolate, uma xícara de café e um jornal.

Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito. Mudam embalagens, mas se esquecem das pessoas. O valor das pequenas coisas conta, e muito.

Isto vale também para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento)... Pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que, na maioria das vezes, passam despercebidos.
- desconheço o autor -

Um abençoado final de semana!

2 comentários:

Tetê Guimarães disse...

Oi Mabel! Feliz de ter te encontrado no Manancial! Maravilhosa essa sua reflexão! Bjks Tetê

Reinaldo Fonseca disse...

Olá! Por motivo de viajem ao (Muticom-RJ), fazia dias que não visitava o seu blog, porém, fiquei muito feliz ao ver que continua com a qualidade e encanto nos artigos muito bem postados.
Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo